Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
O trabalho de arte-educação com pessoas portadoras de deficiência é um dos temas abordados pelo Encontro de Educadores de Museu, desta terça, 25, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes. A convidada é Rosângela Diniz Chubak da Casa Andrade Muricy (CAM) de Curitiba.
A atuação voltada para públicos escolares é a linha mestra do setor educativo do CAM. Com atividades desenvolvidas para todos os níveis de educação, básico, médio, superior, incluídas as classes regulares e especiais, o objetivo é aproximar a população do museu. Neste sentido, destaca-se o trabalho realizado com portadores de deficiência.
Entre as dificuldades enfrentadas nas atividades com esta abordagem, Rosângela ressalta a necessidade de pensar o espaço do museu e as mostras para receber o público. “É preciso pensar quais obras são acessíveis ao público especial, qual a melhor maneira de todos participarem e qual o melhor trajeto. Estes aspectos são fundamentais para promover o surgimento de público, democratizando o espaço cultural e a educação”
No currículo de ações realizadas com grupos especiais, Rosângela destaca a parceria com o Instituto Paranaense de Cegos. De acordo com a arte-educadora, a experiência foi marcante em razão “do receio de algumas pessoas com a possibilidade de acidentes envolvendo o público e as obras”. No entanto, para contento de todos, as previsões não se realizaram e “o projeto foi realizado com total sucesso de todas as partes”.
Encontro de Educadores
O Encontro de Educadores de Museus Brasileiros é um projeto do setor Educativo do MAMM que convida profissionais de arte-educação de museus de todo o Brasil para apresentar seus conhecimentos e compartilhar experiências envolvendo educação não formal.
O encontro é aberto ao público e acontece toda última terça-feira do mês.
Outras informações
3229-7621 – Educativo