Debate sobre as relações entre arte, mercado e consumo marca lançamento de livro nesta terça,25, no MAMM

Livro faz dossiê das artes visuais no Brasil no século 20 e 21

“Não se pode pensar a arte como um fenômeno isolado”, afirma Maria Lúcia Bueno, organizadora do livro “A sociologia das artes visuais” que será lançado nesta terça,25,às 18h,  no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). O volume reúne artigos de quinze autores,de diversas áreas do conhecimento, e por essa razão, prima pela abordagem mutilfacetada do tema.

O lançamento conta ainda com uma mesa de debate sobre arte, mercado, globalização e indústria cultural. Participam as pesquisadoras: Maria Izabel Branco Ribeiro, do Museu de Arte Brasileira de São Paulo; Ana Letícia Fialho, da École des Hautes Études en Siciences Sociales; Tarsila Formiga e Daniela Stocco do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais do Rio de Janeiro.

Dossiê Visual

A Sociologia das Artes Visual no Brasil é um livro que condensa artigos sobre a arte brasileira dos séculos 20 e 21 sob enfoque da lente sociológica. O trabalho surgiu a partir da contribuição para o Dossiê da Sociologia das Artes Visuais no Brasil, publicado pela Revista de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

A finalidade da publicação é realçar a contribuição das ciências sociais para a pesquisas sobre as artes visuais no Brasil, que se tornaram necessárias para fundamentar a implantação das políticas de investimento. Além disso, a pesquisa ainda  possibilita a formação de novas análises e abordagens estéticas. Como consequência da leitura, o leitor adquire uma visão global da arte em toda sua complexidade, em vários tópicos de abordagem.

3229-7650 –  MAMM