Professores lançam tradução de obra de Cícero

De haruspicum responsis  é indicação para interessados em clássicos da literatura

De haruspicum responsis é indicação para interessados em clássicos da literatura

A força expressiva da retórica romana reconquista seu espaço no mercado editorial brasileiro com o lançamento do livro “O discurso de Cícero De haruspicum responsis”  nesta quinta,18, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes(Mamm).

A publicação não traz apenas a tradução do texto do grande filósofo estóico, feita a quatro mãos por Lara Barreto Corrêa e Luís Carlos Lima Carpinetti, também é acompanhada de análises semânticas, lexicais e sintáticas juntamente com original latino. Todas estas ferramentas interpretativas estão a serviço do leitor que deseja conhecer em profundidade o estilo único de Marco Túlio Cícero. De acordo com Carpinetti, “Cicero tem um desenvolvimento em retórica alcançado por poucos ou nenhum outro escritor latino, por esse motivo é tão importante lançar um novo olhar sobre o autor, ainda mais quando se trata de uma obra  pouco estudada como  De haruspicum responsis”.

Apesar do latim, língua original da obra, não ser mais falado por nenhum povo, o tradutor defende a importância do idioma para vida da alta cultura. “Muitas áreas de conhecimento são calcadas nessa língua, matriz do nosso português, como a Filosofia, a História e o Direito, portanto, é justo que se dê mais relevância a ela.”

Ainda em defesa da obra de Cícero, o tradutor ressalta que “o livro traz proveitos tanto para aqueles que estudam latim quanto para os leigos que pretendem entender melhor o valor atemporal do escritor clássico.”