A fotografia poética de Tavinho Moura

Tavinho Moura  reúne fotografia, literatura e meio ambiente em livro

Tavinho Moura projeto reúne fotografia, poesia e meio ambiente

O cantor, instrumentista e letrista juiz-forano, Tavinho Moura, integrante do Clube da Esquina, lança seu segundo livro, “Pássaros poemas – aves na Pampulha”, nesta terça, 20, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

A obra conta com fotos de 150 espécies de aves, todas tiradas pelo músico, e também com textos e poemas, a maior parte de sua autoria. Participam com textos sobre as aves Fernando Brant, Milton Nascimento e Ronaldo Bastos. Integram também o volume excertos de obras consagradas de autores como Lima Barreto, Coelho Neto e Guimarães Rosa.

De acordo com Moura, o projeto  “teve início em caminhadas despretensiosas no Parque da Pampulha, em Belo Horizonte, onde  observava as aves e, eventualmente,  realizava alguns registros fotográficos das diversas espécies que encontrava”.

Além do livro,  o passatempo resultou  na descoberta de oito espécies de aves que não haviam sido catalogadas na área, como a lavadeira-de-nossa-senhora e a gaivota trinta-réis,  e os prêmios  Dr. Hugo Werneck e Livro Bom Exemplo. O autor ainda lembra que o trabalho também  reforçou a campanha de preservação da vida na região da lagoa, assim como sua revitalização e tombamento da Pampulha como patrimônio da humanidade.

Futuros projetos

Atualmente Tavinho Moura  se prepara para lançar um disco solo  ao mesmo tempo que termina de escrever sobre sua infância em Juiz de Fora. Também engatinha num novo projeto a respeito das plantações de eucalipto  e corredores de mata atlântica no Vale do Aço,   para o qual já começou a fotografar, dando prosseguimento ao trabalho de conscientização ambiental do projeto mais recente.