Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
O Encontro de Educadores de Museu do mês de julho conta com a presença da arte-educadora do Museu Imperial de Petrópolis, Regina Resende. Na apresentação desta, terça,27, às19h, a educadora apresenta os projetos desenvolvidos pela instituição e os principais desafios encontrados na difusão cultural de acervos históricos.
História e atualidade
Buscando fortalecer os laços de crianças e adultos com a herança cultural de nosso país, o setor educativo do Museu Imperial promove ações que instigam o participante a compreender o ambiente sociocultural e a trajetória histórico-temporal em que está inserido. Utilizando como base os objetos do patrimônio cultural, as ações são realizadas a partir da observação e do questionamento, de forma que o público interaja, interpretando e construindo o significado dos acontecimentos históricos.
No leque de atividades desenvolvidas na instituição há ações como o “Projeto Petrópolis” que apresenta a alunos do ensino fundamental as transformações ocorridas na cidade serrana ao longo do tempo. O Museu ainda conta com “Um Sarau Imperial” que retrata aspectos sociais da época do império através da declamação de poesias e leituras de diálogos retirados de correspondências da família imperial. Também há programas direcionados ao público infantil, como o “Dom Ratão” e “Um verão no palácio imperial”.
Em sua participação no Encontro de Educadores, Regina Resende pretende ainda comentar os desafios enfrentados no trabalho de formação de público, e as práticas adotadas para contornar a falta de planejamento das instituições de educação e aumentar o aproveitamento de informação por parte do público.