Mostra presta homenagem a Arlindo Daibert

Arlindo Daibert  deu plásticidade a  importantes obras da literatura como "Grande Sertão Veredas", "Alice no país das maravilhas" e "Macunaíma"

Arlindo Daibert deu plásticidade a importantes obras da literatura como “Grande Sertão Veredas”, “Alice no país das maravilhas” e “Macunaíma”

Mostra Arlindo Daibert: 20 anos depois presta homenagem ao importante artista plástico juiz-forano com exibição de vídeos, exposição de trabalhos e debate a respeito de sua vida e obra, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, no Museu de Arte Murilo Mendes.

As atividades da Mostra começam às 17h da sexta-feira com a exibição de produções audio-visuais sobre Daibert  ou que contam com algum depoimento e participação sua. Logo em seguida, às 19h, uma mesa redonda discutirá as diversas matizes da obra de Arlindo. Participam do debate o crítico Júlio Castañon, a professora Elza Nogueira de Sá e o jornalista Jorge Sanglard.

Para o mediador da mesa, o professor do Instituto de Artes e Design da UFJF, Afonso Rodrigues, a obra de Arlindo é especial não só pelo trabalho minucioso e refinado, mas também em razão de sua importância crítica. “Através do desenho, arte pouco reconhecida na época, Arlindo foi capaz de fazer grandes críticas. Deixou para as gerações posteriores não apenas seu talento, mas também o seu papel como critico”, afirma.

Após o debate será aberta a visitação do público, na galeria Retratos-relâmpago, uma série de obras de Arlindo Daibert. A seleção de obras em exibição fornece um panorama da obra do artista. Destaque para obras como “Cada Cabeça Uma Sentença” e os originas da série “Grande Sertão Veredas”

Trajetória

Arlindo Daibert foi um artista completo. Reconhecido pelo seu trabalho como artista plástico, frequentou o curso de técnicas de gravuras no Atelier Calevaet-Brun, em Paris, em meados de 1975. Realizou mostras internacionais na galeria da Casa do Brasil, em Roma; no Brazilian Centre Gallery, em Londres e na Galeria Vicent Bernat, Barcelona. Foi destaque nas premiações do Salão Nacional de Artes Plásticas (prêmio de viagem ao exterior em 1980) e na II Bienal Ibero-americana do México (grande prêmio em 1980.

Microlições de arte

Integrando o conjunto de atividades da “Mostra Arlindo Daibert: 20 anos depois”, a edição de agosto do “Microlições de arte”, reserva uma viagem ao mundo do artista juiz-forano, neste sábado,31,às 14h,  ensinando um pouco de suas técnicas e aproximando o público de sua obra.

Saiba mais sobre o Microlições de Arte aqui

O dia de encerramento da mostra foi alterado de 2 de setembro para 1 de setembro. Atualizado 30 de setembro às 12h05