Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
Integrando o conjunto de atividades da “Mostra Arlindo Daibert: 20 anos depois”, a edição de agosto do “Microlições de arte”, reserva uma viagem ao mundo do artista juiz-forano, neste sábado,31,às 14h, ensinando um pouco de suas técnicas e aproximando o público de sua obra.
Arlindo e a literatura
Nesta edição o participante vai experimentar um pouco de uma das técnicas mais utilizadas por Daibert: a xilogravura. A técnica consiste basicamente em entalhar um desenho sobre uma matriz de madeira que em seguida recebe tinta e então é sobreposta em papel ou qualquer outro tipo de suporte, semelhante a um carimbo.
Para atividade o participante usará letras para formação de palavras. A aproximação com a literatura não é fortuita, Daibert buscava usar a palavra como elemento visual transformando-a em desenho, sua obra é marcada pela combinação entre os dois gêneros artísticos, as letras e as artes plásticas. Em seu trabalho destacam-se as famosas séries sobre grandes obras como “Alice no país das maravilhas”, “Macunaíma” e “Grande Sertão Veredas”.
Também estão previstas ações relacionando as obras de Daibert com as obras expostas na “A obra e a coleção – Aproximações de Murilo Mendes”.