Exposição propõe releitura de livro de anatomia do século 19

Obra provoca reflexões sobre o corpo, vida e morte

Obra provoca reflexões sobre o corpo, via e morte

A exposição Tomos-2 apresenta releituras, em gravura digital, de atlas de anatomia do século 19, elaborado pelo médico Jean Baptiste Bougery e pelo ilustrador Nicolas Henri Jacob. As obras de autoria dos artistas  plásticos  Wanda Tofani e Eugênio Paccelli Horta, chegam nesta quarta, 4, às 20h, a galeria Retrato-relâmpagos do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e permanecem no espaço até 13 de outubro.

De acordo com Wanda, a obra cria uma relação do corpo com a vida e, sobretudo, com a morte. Perpassam a ela questões estéticas, afetivas, às vezes irônicas, e, quem sabe, até mórbidas. “A exposição busca levar o espectador a refletir sobre sentido da existência, e remete ao fato de que nem a morte é capaz de fazê-la desaparecer totalmente”, afirma a artista.

A mostra é composta por fotografias digitais tiradas a partir de intervenções dos artistas sobre as gravuras. Enquanto Paccelli utiliza desenhos bordados sobre tecidos, interagindo com os corpos anatomizados do livro, fazendo uma analogia entre os tecidos da costura e os tecidos orgânicos,  Wanda faz montagens com bonecos de papel sobre os fragmentos dos corpos humanos expostos.

Wanda ainda explica que os conceitos de criação são referentes “à apropriação de imagens e à montagem para a criação de outras imagens”. No caso, as imagens foram fotografadas digitalmente e depois impressas, também, digitalmente.

Os artistas

Eugênio Paccelli Horta é professor na Escola de Belas Artes Universidade

Eugênio Paccelli trabalha com intervenção de tecido sobre gravuras

Federal de Minas Gerais(UFMG) e seu trabalho se desenvolveu na área de desenho com ênfase em torno de temas como arte, corpo e espelhamento.

Wanda Tofani é doutora em literatura comparada pela UFMG e atualmente é professora adjunta da Escola de Belas Artes da mesma universidade. Sua produção  artística apresenta como tema constante a figura humana em diversas técnicas como o desenho, a aquarela, a gravura sobre metal e a pintura.