"Crepusculares", aldravias são destaque em livro de poesia

cecy

Cecy Barbosa Campos, florescer da vida litetrária na maturidade

A tradição mineira da aldravia se mantém viva no livro “Crepusculares” da escritora Cecy Barbosa Campos que tem lançamento marcado para esta quarta,11, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes(Mamm). Na noite de lançamento a autora media um debate sobre literatura, poesia contemporânea e aldravias do qual participam os escritores José Benedito Donadon-Leal, José Sebastião Ferreira, Gabriel Bicalho e Andréia Donadon-Leal.

A aldravia é um tipo de poema caracterizado por tratar de assuntos minimalistas e ser  compostos de seis versos, cada um com apenas uma palavra. A quantidade mínima de palavras é, no entanto, compensada pela abundância de significados possíveis. Este tipo de poesia, criada por poetas da cidade de Mariana no interior do estado, está difundida em outros países como Portugal, Espanha e França.

Carreira

Cecy Barbosa Campos começou a divulgar seu trabalho em 2004, desde então a escritora alcançou reconhecimento do meio literário, seu nome faz parte da Academia de Letras das cidades de Juiz de Fora, Mariana, Rio de Janeiro e Fortaleza, além de integrar instituições literárias em países como França e Portugal. “Eu nunca imaginei que faria tudo isso no crepúsculo da minha vida”, afirma.

A escritora também participou de mais de 50 antologias divulgadas no Brasil e no exterior, entre essas destacam-se a “Antologia Lumens”, a  “Écrivains contemporains du Minas Gerais”, e o  “Livro das aldravias” publicação que está prestes a ser lançada numa edição bilíngue na Espanha.