Mostra de Cinema Gótico exibe "Gabinete do Dr.Caligari" e "Eraserhead"

caligari

“Gabinete do Dr.Caligari”- maquiagens pesadas e cenários retorcidos influenciam movimento gótico

O gotismo é tema de discussão da mostra de cinema que o Museu de Arte Murilo Mendes promove nesta quinta,19, às 16h. A tarde conta com a exibição dos filmes “O Gabinete Dr. Caligari” (1920), do diretor Robert Wiene, e Eraserhead (1977) dirigido por David Lynch. Após a exibição dos filmes os organizadores da mostra,  Ubiratan Silva,  Leonardo Amorim e Camila Usherem, iniciam um debate sobre a relação dos longas com a cultura gótica.

De acordo com Silva, as películas escolhidas são importantes por expressarem, ainda que em períodos distintos da história do cinema, aspectos determinantes deste nicho cultural.

“O ‘Caligari’ é uma película de horror do expressionismo alemão cujas as principais características são as maquiagens e fotografias usadas com o fim de distorcer os cenários e os personagens. Já o ‘Eraserhead’ tem uma pegada mais surrealista e, por essa razão, explora os limites entre o mundo onírico e a realidade. Esses aspectos, evidenciados pelos dois filmes, confluem para construção do movimento gótico.”

Ainda segundo Silva,  a cena gótica juiz-forana anda carente de programas e lugares para se encontrar.”Existe muito público [gótico] em Juiz de Fora, mas nenhum espaço.Uma saída para esta situação é a exibição de filmes. O cinema, como meio de comunicação de massa que é, serve de instrumento para difusão de valores, novidades e ideias. Nos anos 80 a subcultura gótica se desenvolveu graças produção de filmes com essa temática.”

A mostra de cinema gótico tem entrada franca.