Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Mamm traz exposição de lenda da fotografia artística

Sutkus.p65

Cenas do cotidiano são captadas nas lentes de Antanas Sutkus

A beleza e a força do cotidiano podem ser admiradas na exposição “Antanas Sutkus: um olhar livre” com abertura marcada para esta quinta,3, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes. A mostra fica em cartaz até 3 de novembro e traz cerca de cem trabalhos do artista lituano que é considerado um dos maiores fotógrafos vivos.

Cotidiano

A maioria das fotos registram momentos corriqueiros do povo lituano: pessoas saindo da igreja, crianças brincando, camponeses na lavoura, trabalhadores urbanos, pais com seus filhos. No texto que compõe a exposição, o autor indaga o público. “Será que a observação do dia a dia é uma forma de meditação aberta para todos nós? Será que eu sei viver o aqui e o agora? Será que percebo quão poderoso o tempo é?”.

De acordo o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, o diferencial do trabalho de Sutkus é o poder de capturar o estado de alma dos modelos.”Escapando da censura política, ele descreveu a vida cotidiana duma maneira justa, meiga, de vez em quando irônica, sempre forte, fugindo de qualquer sistema ou influência”, define.

Mesmo com este foco no trivial, também é possível ver momentos solenes e de grande importância através das lentes de Sutkus.  A série dedicada a visita do casal Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir a Lituânia pode ser vista especialmente em dez totens espalhados pelo jardim do Museu. Os  textos do escritor francês que acompanham as peças são um atrativo a mais  para o público.

Trajetória

Sutkus

Antanas Sutkus -lenda da fotografia

Nascido em 1939, Antanas Sutkus é fundador da Sociedade de Arte Fotográfica da Lituânia e  já foi condecorado com prêmio da Associação Internacional  de Fotografia Artística. Em 1976, ganhou o prêmio Michelangelo D’oro pelo trabalho “O Pioneiro” publicado na revista Sovetskoje Foto.

Na época da publicação, Sutkus foi denunciado no Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética sob alegação de que seu trabalho causava desordem social em razão do forte  apelo psicológico. Depois desta censura Sutkus parou de publicar suas fotos e só voltou a revelá-las a partir 1990, após a dissolução da URSS.

 

 

 

Antanas 4 Antanas 5 antanas3_fotos Antanas 1