Dançamamm apresenta relação entre dança e literatura em espetáculo

DancaMAMM (edited

Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolli trabalho a distância influi para coreografia tensional

Dança e literatura se unem na apresentação “Atração/Repulsão: duas perguntas a cerca de direção”, dos artistas Rodrigo Andreolli e Raíssa Ralola, marcada para este sábado,5, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes. Na mesma noite, antes da performance, acontece a palestra “Dança e literatura: relações de criação” da pesquisadora e professora Daniella Aguiar.

Duo e solo

O duo de Andreolli e Raíssa aborda questões interpessoais frequentes durante a criação de um espetáculo. De acordo com Raíssa,  o título, “Atração/ Repulsão”, surgiu principalmente da circunstância de elaboração e ensaio da dupla. “O fato de termos de trabalhar a distância, eu em Juiz de Fora e ele em São Paulo, envolve um determinada tensão para o desenvolvimento dos projetos”, afirma. Além da apresentação em conjunto, Rodrigo Andreolli também executa um solo chamado “Cut out” no qual experimenta maneiras diferentes de mover-se  em meio a um jogo de luzes.

Gertrude Stein e Isadora Duncan

Centrada na obra “Orta or one dancing” de Gertrud Stein, a palestra de Daniela analisa o retrato da dançarina Isadora Duncan  feito pela da escritora norte-americana e compara as diversas coreografias que o livro inspirou. “Diversos poetas se basearam em movimentos de dança para construir iconicamente seus versos. Do mesmo modo, no universo da dança, muitos criadores se basearam em obras literárias e poesia para a elaboração de suas coreografias. O que vamos fazer é tomar este caso para compreender como é esse processo de comunicação entre uma coisa e outra”, afirma a pesquisadora.