Mamm e Funarte apresentam curso sobre curadoria e arte contemporânea

Curso pretende discutir exemplos históricos de curadorias

Entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro acontece, no Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm), a oficina de artes visuais Desafio Contemporâneos: Ações Curatoriais na Arte Contemporânea, uma parceria da instituição com Fundanção Nacional de Artes (Funarte). O objetivo da oficina é refletir sobre os procedimentos curatoriais em arte contemporânea a partir de exemplos históricos e da produção recente. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na secretaria do Mamm e duram  até o preenchimento total das vagas. O curso tem duração de 40 horas e acontece das 18h às 22h.

Ministrado pela professora e curadora Ananda Carvalho, a oficina apresenta um mapa estratégico de ações curatoriais.“As diversas maneiras em que os curadores lidam com questões referentes ao espaço expositivo, proposições de texto, organização de arquivos e processos artísticos, são abordadas de forma com que o participante crie uma visão reflexiva da maneira em que essas ações se relacionam com o pensamento curatorial na arte contemporânea.”

O programa  do curso abrange temas como: o conceito de curadoria; o espaço expositivo e o histórico das exposições; curadorias históricas e ações curatoriais. Há ainda um tópico especial dedicado a montagem da  Bienal de São Paulo. Ao final o aluno ainda terá o desafio de elaborar e apresentar um projeto expositivo.

“A ideia central é construir um panorama da produção artística, não apenas na ultima década, mas de forma geral, analisando desde grandes exposições, como a Bienal , até exposições independentes”, explica Ananda.  No perfil do público alvo estão professores, artistas, curadores, críticos, produtores e pessoas interessadas em artes visuais.

Ananda Carvalho ensina estratégias curatoriais em arte contemporânea

A professora

Ananda Carvalho é doutoranda e mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pesquisa os processos de criação e os procedimentos comuncacionais de redes cuaratoriais. Atua como curadora e professora universitária e contribui com publicações para o Canal Contemporâneo e  Revista Dasartes. Além disso,  integra o núcleo de críticos do Paço da Artes, em São Paulo.

3229-9070 (Mamm)