Livro reúne produções artísticas sobre locais históricos de Juiz de Fora

Publicação apresenta locais históricos de Juiz de Fora

Em busca de uma identidade cultural para a cidade, as pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi reúnem no livro “Um olhar poético sobre Juiz de Fora” textos  de escritores e poetas conterrâneos sobre espaços e acontecimentos emblemáticos do município. O livro será lançado nesta quinta, 31, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

O Morro do Imperador, o Museu Mariano Procópio, o rio Paraibuna são alguns dos marcos homenageados que, além dos excertos literários, também são acompanhados de um comentário das autoras e ilustrações da artista plástica Valéria Faria. Os textos são uma forma de retratar o panorama histórico das transformações que ocorreram na cidade ao longo dos anos.

A publicação ressalta que, apesar de localizada em terras mineiras, a cidade de Juiz de Fora recebe diversas influências cariocas, devido a sua proximidade ao Rio de Janeiro. O resultado é um quadro cultural peculiar, fruto do encontro entre montanha e mar. “Juiz de Fora é uma cidade que não possui cartão postal, o livro vem para cumprir essa função, de contar a história dos principais lugares e fazer com que todos vejam a cidade com um novo olhar”, conta uma das autoras, Leila Barbosa.