Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

Rio de Janeiro e arte são temas de bate-papo sobre educação com arte-educadora do Museu de Arte do Rio nesta 3ª

Ação Educativa no Museu de Arte do Rio

Ação Educativa no Museu de Arte do Rio

O Encontro de Educadores de Museus do mês de novembro recebe o Museu de Arte do Rio (MAR). Na apresentação desta terça, 26, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes(Mamm), a assessora pedagógica do MAR, Melina Almada,  apresenta os desafios de um museu recém inaugurado- o MAR tem menos de um ano de existência-  e que tem como proposta integrar acervo museológico à vida cultural da cidade.

Idealizado para atingir principalmente o público pouco habituado a visitar espaços artísticos, o MAR se destaca por trabalhar o binômio “museu e comunidade”, usando  o potencial turístico do Rio de Janeiro a seu favor. “Uma das coisas que pretendo passar é justamente esta perspectiva do museu como um espaço de diálogo com o ambiente externo, a articulação entre exposições, projetos educativos e cenário urbano”, afirma.

A conversa também abordará os diversos programas de formação realizados pela instituição, o principal dentre eles é a “Escola do Olhar”. A atividade promove encontros regulares nos quais o participante é levado a compreender mais profundamente as mostras em exposição e sua conexão com a cidade ao redor.

Melina Almada expõe estratégia educacional que integra museu e comunidade

Melina Almada expõe estratégia educacional que integra museu e comunidade

Ainda de acordo com Melina, outro princípio fundamental que norteia o Educativo do MAR,  é entender o espaço museal como um lugar autônomo para ação do visitante e livre para que ele possa narrar sua experiência.  “A visita é um território amplo de investigação, no qual seus desdobramentos com o público espontâneo em conversas de galerias e ações educativas pode ser interpretada de maneira singular por cada educador. Este é o cerne do que pretendemos passar em nossa conversa”.