Documentário "Repare Bem" retrata história de três gerações de mulheres que viveram a ditadura

"Repare Bem" retrata vida de família perseguida pela Ditadura

“Repare Bem” retrata vida de família perseguida pela Ditadura

Apresentando um paralelo entre a ditadura e a violência contra a mulher, o documentário Repare Bem (Brasil/Itália/França, 2012), da diretora e atriz portuguesa Maria de Medeiros, conta a história de três gerações de mulheres, da mesma família, afetadas pelo regime militar. A exibição do filme acontece nesta sexta, 6, às 18h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e conta com a presença da diretora e da personagem Denise Crispim.

Sinopse

O filme registra a trajetória de Denise Crispim, filha de militantes comunistas que se envolve com o guerrilheiro Eduardo Leite, o “Bacuri”.  Grávida do companheiro, Denise é presa ao mesmo tempo que seu irmão é assassinado pelo regime e sua mãe é enviada ao cárcere. Com o nascimento de sua filha, Eduarda, Denise é libertada e consegue asilo político no Chile, onde reencontra com a mãe. Durante esse período, Bacuri é capturado e assassinado após três meses na cadeia. Depois de um tempo exiladas no Chile,a ascensão do governo de Augusto Pinochet faz com que mãe e filha, Denise e Eduarda,  mudem-se para Itália. Passados 40 anos do ocorrido as duas recebem anistia do governo brasileiro e decidem contar sua história.

JF em pacto pela paz

A exibição de “Repare Bem” marca uma série de atividades realizadas pelo projeto “Juiz de Fora em pacto pela paz”, que tem mobilizado representantes da sociedade civil e de órgãos da da prefeitura e do estado para o combate a violência a diversos segmentos: idosos,  crianças, adolescentes e mulheres.

Para a organizadora da exibição,a presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Prefeitura, Cristina de Castro, “o documentário ilustra como  o direito a verdade, a liberdade de expressão,  é condição fundamental para a promoção da paz  e o combate a violência ”.

Após a exibição, o público terá a oportunidade de conversar com a diretora do documentário, Maria de Medeiros, e a personagem, Denise Crispim.