Um Itinerário Gráfico: cores e formas de Beatriz Milhazes são atrações de exposição

Beatriz Milhazes tem trabalhos  em importantes museus do mundo como MoMA e Metropolitan

Beatriz Milhazes tem trabalhos em importantes museus do mundo como MoMA e Metropolitan

A exposição “Um Itinerário Gráfico”, da artista carioca Beatriz Milhazes, chega a Juiz de Fora nesta sexta , 17, e fica até 27 de fevereiro no Museu de Arte Murilo Mendes, após passar por galerias em Belo Horizonte, Uberlândia e Teófilo Otoni. Composta por nove serigrafias e um livro produzido pela artista entre 1996 e 2003, a mostra é fruto de uma intensa pesquisa gráfica por meio de procedimentos de colagem e transferência de imagens decalcadas que resulta em obras impressas artesanalmente e em forte diálogo com os trabalhos de pintura da artista.

Outro ponto marcante da exposição é o cromatismo provocante combinado com uma intensa convivência de formas e cores que atinge o equilíbrio entre o popular e o erudito. As serigrafias apresentadas causam diversas possibilidades de reflexão sobre a visualidade brasileira que se multiplica na obra da artista.

Pintora, ilustradora e gravadora, Beatriz Milhazes conquistou destaque em mostras internacionais a partir do anos de 1990, suas obras integram acervos de museus como o Museum Of Modern Art (MoMA), Solomon R. Guggenheim Museum e The Metropolitan Musem of Art, em Nova York.

A exposição “Um Itinerário Gráfico”  faz parte do projeto ArteSesc, criado em 1981 para realizar exposições itinerantes de Artes Visuais, que abordam diversos temas, técnicas e suportes, e busca apresentar ao público artistas de diferentes épocas. Em Juiz de Fora o projeto contou com o apoio do Mamm para sua realização.

Confira abaixo imagem das obras da exposição “Um Itinenário Gráfico”

As irmãs (2003)

Cabeça de Mulher(1996)

Entre o mar e a Montanha(1997-98)