Ciclo de Cinema da Fale apresenta ‘Eles não usam black tie” nesta 4ª

Eles Não usam Black-tie. cenajpgCom o objetivo de incentivar debates de cunho social, o Ciclo de Cinema da Faculdade de Letras da UFJF apresenta o filme “Eles não usam black tie” (1981), do diretor Leon Hirszman, nesta quarta, 15, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Sinopse

O filme é uma adaptação da peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri que conta a história dos conflitos vividos por uma família de operários em meio ao movimento grevista dos anos de 1980, em São Paulo. O jovem Tião (Carlos Alberto Riccelli), ao descobrir que sua namorada Maria (Bete Mendes) está grávida,  teme por perder o emprego e decide furar a greve de trabalhadores, entrando em conflito com seu pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), militante sindical que durante o regime militar passou alguns anos na prisão.

As diversas críticas positivas que recebeu, tanto no Brasil quanto no exterior, fizeram com que o longa conquistasse diversos prêmios, incluindo o Leão de Ouro do Festival de Veneza (1981); melhor filme do X Festival Internacional de Cinema de Montreuil, França (1982); Margarida de Prata da CNBB para melhor longa metragem de 1981, além dos prêmios Air France de Cinema de 1981 para melhor filme, diretor e atriz.

O elenco é formado por nomes importantes como os de Fernanda Montenegro, Fernando Ramos da Silva e Francisco Milani.

Ciclo de Cinema Fale

O Ciclo de Cinema da Fale tem o intuito de, através do cinema, retratar alguns acontecimentos históricos e promover entre o público discussões a respeito de um tema determinado a cada semestre. Desta vez as discussões giram em torno do tema  “A Luta das Utopias” que pretende discutir o fenômeno recente dos protestos e manifestações no país.  Após a exibição de cada filme, uma conversa mediada é realizada e o público pode expor seu ponto de vista, além de conhecer diferentes opiniões a respeito do mesmo assunto.

Confira o trailer aqui