“V de Vingança” é atração no Ciclo de Cinema da Fale nesta 4ª

V de Vingança

“V de Vingança” é o filme da vez na sessão do Ciclo de Cinema da Faculdade de Letras da UFJF desta quarta,22, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes.

Criado inicialmente como uma história em quadrinhos por Alan Moore, em parceria com o desenhista David Lloyd, “V de Vingança” ganhou adaptação cinematográfica em 2006 sob a direção de James McTeigue, produção de Joel Silver e os irmãos Wachowski(Andy e Lana), que também são os responsáveis pelo roteiro.

A história se passa em uma Inglaterra futurista, onde o misterioso V(Hugo Weaving) convida seus compatriotas para provocar uma verdadeira revolução contra o regime totalitário que governa o país.  Enquanto isso, Evey Hammond (Natalie Portman) tenta descobrir a real identidade do mascarado e qual o seu plano para trazer liberdade e justiça à população.

O personagem “V” foi incluído na lista dos 100 Maiores Personagens de Ficção e o longa entrou na lista os melhores filmes de todos os tempos, da Revista Empire. Além disso, a máscara de Guy Fawkes, símbolo máximo do protagonista, se tornou referência para inúmeros protestos e revindicações por todo  o mundo.

Ciclo de Cinema Fale

O Ciclo de Cinema da Fale tem o intuito de, através do cinema, retratar alguns acontecimentos históricos e promover entre o público discussões a respeito de um tema determinado a cada semestre. Desta vez as discussões giram em torno do tema  “A Luta das Utopias” que pretende discutir o fenômeno recente dos protestos e manifestações no país.  Após a exibição de cada filme, uma conversa mediada é realizada e o público pode expor seu ponto de vista, além de conhecer diferentes opiniões a respeito do mesmo assunto.

Confira o trailer aqui