Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM
O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) está com inscrições abertas para ouvintes no 2º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes: pesquisa, preservação e difusão. Os interessados devem preencher o formulário disponível abaixo. O evento acontece entre os dias 03 e 06 de outubro de 2023.
Inscrições para ouvintes para o 2º Seminário Museu de Arte Murilo Mendes
A programação conta com mesas de trabalhos, conferências e minicursos. A presidente da comissão organizadora do evento, Carmem Mattos, destaca que o Seminário oferece uma oportunidade única de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos. “Estudantes e pesquisadores tem a chance de ampliar seus horizontes acadêmicos ao terem acesso às discussões atuais e relevantes no campo museológico”, avalia.
Carmem aponta que serão abordadas temáticas como representatividade e acesso democrático à cultura. “Vamos discutir sobre como os museus e seus acervos podem servir como agentes transformadores da sociedade e conhecer pesquisas recentes. É uma oportunidade para que o público possa se relacionar ainda mais com nosso patrimônio cultural”, comenta.
Oportunidades de aprendizado
Uma novidade desta edição do Seminário MAMM são os minicursos sobre Museologia e gestão de riscos. No primeiro, o pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Lucas Rodrigues de Barros, vai abordar conceitos abrangentes da Museologia e de Museus para, a partir deles, construir reflexões sobre a participação social, conceitos e práticas no presente, perspectivando o protagonismo dos diferentes sujeitos envolvidos nestes espaços.
Já no segundo, o doutor em Museologia, professor Antonio Carlos dos Santos Oliveria, vai trabalhar o conceito de Risco e quais são as tipologias de Riscos que incidem na missão da preservação do Patrimônio Cultural, compreendo a gestão de riscos para museus, centros culturais, arquivos, bibliotecas e outras instituições.
Os minicursos tem vagas limitadas e as inscrições devem ser realizadas separadamente, através dos links a seguir:
Confira a programação:
Terça-feira, 03 de outubro
13h30. Credenciamento
14h. Apresentação Musical
14h15. Abertura
14h30. Mesa de Abertura com Ivan Coelho de Sá, Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro e Douglas Fasolato
NUMMUS: uma experiência peculiar de musealização no contexto universitário
Processo de criação e institucionalização do Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (NUMMUS), do CCH/UNIRIO, destacando seus objetivos, peculiaridades, dificuldades e desafios, bem como sua relação com Ensino, Pesquisa e Extensão e inserção numa cadeia de musealização aplicada a um contexto universitário.
Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá é Diretor da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, Professor do Departamento de Estudos e Processos Museológicos – DEPM e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS, do Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH/UNIRIO.
Ações para Conservação e Restauração de Patrimônios de Cultura: o Museu D. João VI e o Curso de Conservação e Restauração – Escola de Belas Artes da UFRJ
A palestra tem como proposta apresentar as ações para a conservação e restauração de obras do acervo do Museu D. João VI, com a contribuição de alunos, docentes e egressos do Curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destacamos os principais desafios para criação e a construção de espaços específicos no Museu e a para os laboratórios de conservação e restauração do curso, para desenvolvimento de projetos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade.
Profa. Dra. Benvinda de Jesus Ferreira Ribeiro é docente e Chefe do Departamento de Arte e Preservação – Curso de Conservação e Restauração da EBA-UFRJ, Coordenadora do LaPECRE – Laboratório de Pesquisas e Estudos para a Conservação e Restauração de Esculturas EBA-UFRJ e Conservadora-Restauradora de esculturas do Museu D. João VI da EBA -UFRJ.
Papel do Estado na gestão de museus e coleções
O estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na criação de uma fundação pública dedicada aos museus, resultando no desenvolvimento de políticas públicas, instrumentos de gestão e sistemas tecnológicos. Contudo, isso não impediu a dispersão de seus equipamentos, a perda de ação e o fechamento quase total dos museus em 2013. Apresentaremos como se viabilizou um plano de obras e ações para a reabertura dos espaços e seu reencontro com o público.
Me. Douglas Fasolato é especialista em Gestão Cultural e Mestre em Memória e Acervos que também foi Coordenador de Museus da FUNARJ e diretor da Casa da Marquesa de Santos, presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ e Diretor da Fundação Museu Mariano Procópio.
Quarta-feira, 04 de outubro
9h. Mesa 1: Práticas, narrativas e acesso
13h30. Mesa 2: Olhares sobre Murilo Mendes
15h30. Mesa 3: Exposições, processos e experiências
17h. Conferências
Quinta-feira, 05 de outubro
9h. Minicurso: Conceitos e práticas em Museologia para museus no presente. Lucas Rodrigues de Barros
13h45. Mesa 4: O papel dos museus na contemporaneidade
15h30. Mesa 5: Exposições, processos e experiências
Sexta-feira, 06 de outubro
14h. Minicurso: Gestão de Riscos para o Patrimônio Cultural. Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos Oliveira
Sobre o Seminário
O Seminário Museu de Arte Murilo Mendes foi organizado, conceitualmente, com vistas a discutir, refletir, instigar e divulgar novos questionamentos sobre temas relevantes à cadeia operatória de pesquisa, preservação e difusão do acervo musealizado do MAMM/UFJF.
Foi realizado pela primeira vez em 2022, integrando a programação da 20ª Semana Nacional de Museus e contanto com a participação de professores universitários, profissionais da equipe técnica do MAMM/UFJF e pesquisadores e discentes de mestrado e doutorado vinculados a diversos Programas de Pós-graduação.
Consoante com a missão universitária, o Seminário busca reafirmar o engajamento acadêmico e o compromisso de interlocução com a sociedade.