Com entrada gratuita, produções inéditas e clássicas serão exibidas a partir 26 de novembro
Pelo terceiro ano, o Museu de Arte Murilo Mendes recebe a programação do Festival de Cinema Italiano. Em Juiz de Fora, as sessões acontecem entre os dias 26 de novembro e 05 de dezembro, de terça a domingo.
Com o objetivo de oferecer uma experiência cinematográfica gratuita, rica e diversificada para o público, foram selecionados 16 filmes, entre longas-metragens inéditos e os clássicos da mostra retrospectiva “Humor do Cinema Italiano – De Totò à Roberto Benigni”. Confira a programação completa:
15h | Confusões à italiana (1954)
Direção: Mario Mattoli
Duração: 114 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: O filme é baseado na obra de Eduardo Scarpetta. A história segue Felice Sciosciammocca, um escrivão napolitano, e seu amigo Pasquale, que são contratados pelo Marquês Eugenio para se passarem por nobres e impressionarem o pai de sua amada Gemma, uma bailarina de origem humilde. A situação se complica com mal-entendidos e identidades secretas, culminando em uma comédia de erros e confusões familiares.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | Romeu é Julieta (2024)
Direção: Giovanni Veronesi
Duração: 102 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: O renomado diretor teatral Federico Landi Porrini (Sergio Castellitto) busca os atores perfeitos para sua produção de “Romeo e Giulietta”. Vittoria (Pilar Fogliati), uma jovem atriz, é rejeitada devido a seu passado, mas com a ajuda de sua amiga maquiadora (Geppy Cucciari), ela assume uma identidade masculina como Otto Novembre e consegue o papel de Romeo. Interpretar um homem revela-se um desafio tanto no palco quanto fora dele, especialmente quando seu namorado (Domenico Diele) é escolhido como Mercúcio. A experiência leva Vittoria a descobrir muito sobre si mesma e sobre os outros.
Classificação indicativa: 16 anos
15h | Nápoles milionária (1950)
Direção: Eduardo De Filippo
Duração: 96 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: Uma combinação de sátira sobre a guerra e comédia com a guerra como pano de fundo. A história retrata o cotidiano das pessoas comuns vivendo em uma rua lateral de Nápoles de 1940 a 1950 sob o domínio dos fascistas, dos nazistas e, depois, das forças de ocupação aliadas. Entre os cidadãos estão Gennaro Iovine (Eduard De Filippo), que tem um talento para se meter em encrenca de maneira inocente, e seu amigo Pasquale (Totò). Este último é um limpador de trilhos que se torna um substituto profissional: um cadáver usado para ocultar contrabando; servindo pena de prisão para aqueles que não querem cumprir a pena; um substituto em um comício político quando a violência ameaça o palestrante agendado.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | Laf (2023)
Direção: Michele Riondino
Duração: 99 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Caterino (Michele Riondino), um operário simples e rude da Ilva de Taranto, na Puglia, é recrutado pelos executivos da empresa para espionar seus colegas e denunciar trabalhadores problemáticos. Na busca por motivos para suas denúncias, ele acaba sendo transferido para o prédio LAF, onde descobre que o aparente paraíso é uma estratégia perversa para quebrar psicologicamente os trabalhadores, empurrando-os para a demissão ou rebaixamento. Sem saída, Caterino percebe que também está preso nesse inferno.
Classificação indicativa: 16 anos
15h | A dupla explosiva (1974)
Direção: Marcello Fondato
Duração: 92 minutos
Gênero: Comédia/Ação
Sinopse: Ben (Bud Spencer) e Kid (Terence Hill), rivais nos ralis, ganham juntos uma Dune Buggy. Para decidir quem fica com o carro, eles se desafiam em uma competição para ver quem come mais salsichas e bebe mais cervejas. O bar do parque de diversões onde ocorre a competição é destruído por uma gangue, e a Dune Buggy acaba pegando fogo. De rivais, os dois se transformam em aliados para obter justiça.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | Nascida para você (2023)
Direção: Fabio Mollo
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: “Nascida Para Você” é a história de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba: um homem e uma menina que precisam desesperadamente um do outro, mesmo que o mundo ao seu redor ainda não esteja pronto para aceitá-los juntos. O tribunal de Nápoles está à procura de uma família para Alba, uma recém-nascida com síndrome de Down, abandonada no hospital. Luca, solteiro, homossexual e católico, sempre teve um forte desejo de paternidade e luta para obter a guarda de Alba. Quantas famílias “tradicionais” devem recusar antes que Luca possa ser considerado? Pode uma menina rejeitada pelo mundo se tornar a recompensa de uma vida? O filme é baseado na história real de Luca Trapanese, que obteve uma grande visibilidade tanto nas mídias tradicionais como nas mídias sociais na Itália. O roteiro é coescrito por Furio Andreotti e Giulia Calenda, os mesmos coautores do roteiro do grande sucesso “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi.
Classificação indicativa: 16 anos
15h | O pequeno diabo (1988)
Direção: Roberto Benigni
Duração: 101 minutos
Gênero: Comédia/Fantasia/Romance
Sinopse: Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | Eu, capitão (2023) – Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Direção: Matteo Garrone
Duração: 121 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.
Classificação indicativa: 16 anos
15h | Abismo de um sonho (1952)
Direção: Federico Fellini
Duração: 86 minutos
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Sinopse: Um casal de recém-casados, Ivan e Wanda, chega a Roma em lua de mel, vindo do interior. Ele quer causar uma boa impressão nos parentes romanos, que têm conexões até no Vaticano, enquanto ela deseja encontrar o intérprete de seu foto-romance favorito, “O Sheik Branco”. Ao deixar o hotel para tentar entregar-lhe um retrato, ela acaba descobrindo a mediocridade dele, enquanto o marido se esforça para esconder dos parentes o desaparecimento dela.
Classificação indicativa: 16 anos
15h | Um mundo à parte (2024)
Direção: Riccardo Milani
Duração: 112 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. Ele consegue uma transferência para o Instituto Cesidio Gentile, conhecido como Jurico: uma escola com uma única turma mista de crianças entre 7 e 10 anos, localizada no coração do Parque Nacional de Abruzzo. Com a ajuda da vice-diretora Agnese (Virginia Raffaele) e das crianças, Michele supera suas dificuldades com o ambiente rural e se integra à comunidade. Quando tudo parece estar indo bem, surge a notícia de que a escola será fechada em junho devido à falta de matrículas. Inicia-se então uma corrida contra o tempo para evitar o fechamento da escola a qualquer custo.
Classificação indicativa: Livre
15h | Mia (2023)
Direção: Ivano De Matteo
Duração: 108 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: A história de uma família simples e feliz é violentamente interrompida pela chegada de um rapaz manipulador, que transforma a vida de uma maravilhosa adolescente de quinze anos em um verdadeiro pesadelo. Quando a garota, com a ajuda do pai, consegue se afastar e recomeçar a viver, o rapaz decide destruí-la. Ao pai resta apenas uma coisa: a vingança.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | Caracas (2024)
Direção: Marco D’Amore
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Giordano Fonte (Toni Servillo) é um escritor napolitano que vagueia por uma Nápoles que envolve e aterroriza, mas ao mesmo tempo fascina, uma cidade que ele não reconhece mais após muitos anos. Acompanhado por Caracas (Marco D’Amore), um homem da extrema direita prestes a se converter ao Islamismo, ambos buscam uma verdade existencial que parece inalcançável. Giordano narra o amor impossível entre Caracas e Yasmina (Lina Camelia Lumbroso), enquanto atravessam uma cidade onde todos lutam para não se perder e encontrar salvação. No meio do caos, tanto Caracas quanto Giordano sonham em despertar de um pesadelo para um dia cheio de luz. Baseado no romance “Napoli Ferrovia” de Ermanno Rea, este é o segundo filme do ator Marco D’Amore como diretor.
Classificação indicativa: 16 anos
15h | A alma em paz (2023)
Direção: Ciro Formisano
Duração: 88 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Dora, uma jovem de 25 anos com um caráter duro, trabalha como entregadora de compras e também como traficante de drogas para sustentar sua família desestruturada. Sua mãe, Lia, recém-saída da prisão, e seus irmãos gêmeos foram separados dela. Dora sonha em reconstruir sua vida e recuperar os irmãos. A chegada de Andrea, um jovem médico em formação, oferece a ela uma chance de redenção, mas o relacionamento sincero entre os dois é ameaçado quando Yuri, seu fornecedor de drogas, descobre o romance.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | Parece bastante Paris (2024)
Direção: Leonardo Pieraccioni
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: Para realizar o desejo nunca concretizado de um pai muito doente (Nino Frassica), que sempre quis fazer uma viagem a Paris com os filhos (Leonardo Pieraccioni, Chiara Francini, Giulia Bevilacqua), três irmãos, que não se falam há cinco anos, embarcam em uma aventura inusitada. Sem poder afastar o pai da estrutura hospitalar, eles simulam uma viagem de Florença a Paris a bordo de um camper, que na verdade nunca sai de um haras. O que começa como uma farsa para agradar o pai se transforma em uma jornada de reconciliação, cheia de momentos hilários e emocionantes, à medida que os irmãos tentam se reaproximar e resolver antigas mágoas. Afinal, com o motor da imaginação, milhares de quilômetros podem ser percorridos. E se não podemos ir a Paris, Paris pode vir até nós!
Classificação indicativa: 16 anos
15h | Mais Um Verão em Família (2024)
Direção: Paolo Virzì
Duração: 115 minutos
Gênero: Comédia
Sinopse: Quase trinta anos após o primeiro encontro, as famílias Molino e Mazzalupi retornam a Ventotene para novas férias de agosto, trazendo à tona antigas rivalidades e novos desafios. Sandro Molino, agora em seus últimos dias de vida, está perdido em memórias e já não reconhece a ilha ou as pessoas ao seu redor. Sua esposa, Cecilia, continua a buscar atenção, enquanto as irmãs Mazzalupi, agora viúvas, enfrentam novos dilemas: Marisa se envolve com um suposto empresário que promete levá-la a Dubai, e Luciana está focada no casamento de sua filha, a influenciadora Sabbry, com Cesare, um jovem ambicioso. O reencontro dessas duas famílias, com seus diferentes estilos de vida e valores, transforma o Ferragosto em uma nova disputa, repleta de humor, nostalgia e confrontos, onde o passado e o presente se chocam de forma divertida e inesperada.
Classificação indicativa: 16 anos
19h | O penitente (2023)
Direção: Luca Barbareschi
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: Nova York. A carreira e a vida pessoal de um psiquiatra começam a desmoronar após ele se recusar a testemunhar a favor de um ex-paciente violento e instável, responsável pela morte de várias pessoas. A identidade LGBT do jovem paciente, a fé judaica do médico, a fome de notícias da imprensa e o julgamento severo da lei, agravados por um erro de impressão no editorial de um jornal, desencadeiam uma reação em cadeia explosiva. A perseguição midiática e a pressão do sistema judiciário se somam ao dilema moral do psiquiatra, que se apoia no juramento de Hipócrates para se defender das acusações, pressões e traições de todos os lados em busca da verdade. Quem é, afinal, o verdadeiro monstro? O rapaz? O médico? A imprensa? A justiça? Quem pode realmente ser considerado inocente?
Classificação indicativa: 16 anos