MAMM discute acessibilidade e inclusão na 18ª Primavera dos Museus

Programação especial acontece entre os dias 23 e 29 de setembro

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) participa da 18ª Primavera dos Museus, que, este ano, discute o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece entre os dias 23 e 29 de setembro. A programação gratuita inclui palestra, exibição de filme e oficina, entre outras atividades

Na terça (24) às 19h, o museu recebe o artista plástico Rogério Ratão para a palestra “Meu corpo, meu gabarito: construindo uma trajetória”.  O escultor e ceramista cego aborda seu processo criativo na produção de esculturas e peças utilitárias, além de apresentar suas diferentes séries de obras em bronze e cerâmica, criadas ao longo dos últimos 30 anos.

O CineMAMM, em parceria com o Cineclube Movimento, apresentam, no sábado (28) às 15h, o filme “O mar mais silencioso daquele verão” (A scene at the sea, 1991), de Takeshi Kitano.  Na história, um coletor de lixo deficiente auditivo apaixona-se pelo surfe e passa a treinar para participar de campeonatos. A exibição é seguida de debate realizado pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Carlos de Oliveira Jr., e pela responsável pela Divisão de Ação Educativa do MAMM, Carmem Mattos.

No mesmo dia, mais cedo, às 10h, a professora do Departamento de Química da UFJF, Bárbara Almeida, ministra a oficina “Cianotipia em tecido”. Com vagas limitadas, as inscrições para esta atividade serão abertas na segunda (23) às 13h30 no Instagram do museu. Além disso, a programação conta com visitas mediadas às exposições em cartaz: “Nery, para sempre Ismaelíssimo” e “Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio”.

Confira a programação

Terça-feira, 24 de setembro

19h – Palestra: Meu corpo, meu gabarito: construindo uma trajetória. Palestra com o artista plástico Rogério Ratão.

Sábado, 28 de setembro

10h – Oficina: Cianotipia em tecido. Atividade ministrada pela professora do Departamento de Química da UFJF, Bárbara Almeida. Vagas limitadas. Inscrições: 23 de setembro às 13h30, no Instagram @mamm.ufjf

15h – CineMAMM + Cineclube Movimento apresentam “O mar mais silencioso daquele verão”. Exibição do filme seguida de debate com o professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Carlos de Oliveira Jr., e a responsável pela Divisão de Ação Educativa do MAMM, Carmem Mattos.

Todos os dias

Exposição: Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio. Em cartaz na galeria Convergência.

Exposição: Nery, para sempre Ismaelíssimo. Em cartaz na galeria Poliedro.