Museu de Arte Murilo Mendes | MAMM

MAMM recebe recital do duo Vincens-Maciel

Apresentação integra a programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

No oitavo dia da 35ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, o Museu de Arte Murilo Mendes sedia o recital do duo Vincens-Maciel. A apresentação acontece nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, às 18h, com entrada gratuita.

A dupla formada pelos renomados violonistas Guilherme Vincens e Michel Maciel se destaca pela interpretação e pesquisa de repertórios que celebram a riqueza da música brasileira, espanhola e latino-americana. Ao longo de sua trajetória, o duo se apresentou em importantes festivais e séries de concertos, como o II Circuito de Violão das Vertentes (São João del-Rei), o Sim! Simpósio Internacional de Violão (Belo Horizonte), o Festival de Violão da UFRGS (Porto Alegre), o I Festival de Violão José Lucena (Ouro Branco), e os Concertos no Museu do Oratório (Ouro Preto).

Suas performances também marcaram presença no IV Seminário de Violão de Rio Claro (Rio Claro, SP, 2014), no Inverno Cultural da UFSJ (São João del-Rei, 2014 e 2012), e na Mostra de Violão Fred Schneiter (Rio de Janeiro, 2014), consolidando o duo como referência no cenário musical brasileiro e internacional.

Guilherme Vincens é doutor em performance musical e etnomusicologia pela University of Arizona, tendo estudado com renomados violonistas e participado de masterclasses com grandes mestres do violão. Com 11 premiações internacionais, incluindo o 1º lugar no XI Concurso de Violão de Portland (EUA), Vincens já se apresentou em importantes salas de concerto pelo mundo.

Michel Maciel, por sua vez, é doutorando em música pela UFMG e professor da Escola de Música da mesma instituição. Com uma carreira sólida, já lecionou no Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei e na Universidade Federal de Ouro Preto. Além de suas apresentações em palcos internacionais, Maciel colaborou com grandes nomes da música popular brasileira, como Milton Nascimento e Toninho Horta.

Entre as peças selecionadas pelo duo, destacam-se “Lo que vendrá” de Astor Piazzolla, que traz o espírito vibrante do tango argentino, e “Three Macedonian Blues” de Goran Ivanovic, que explora ritmos e melodias balcânicas em seus três movimentos: Ethno Dance, Lament, e Kalajdzisco Oro. O duo também apresenta obras brasileiras como “Círculo das Cordas” de Marco Pereira, “Milonga São Gonçalo” de Thiago Colombo e o icônico “Jongo” de Paulo Bellinati, representando a rica tradição da música instrumental brasileira. “Tonadilla” de Joaquín Rodrigo, com seus movimentos variados, e a “Tocatta” de Pierre Petit trazem um toque clássico ao programa.