Grupo Ou Sim reúne literatura e performance em apresentação musical

"Ou Sim... poesia, música e outras esquinas"  mistura influências do tropicalismo, literatura marginal e rock em apresentação performática

“Ou Sim… poesia, música e outras esquinas” mistura influências do tropicalismo, literatura marginal e rock em apresentação performática

Poesias densas e irreverentes acompanhadas de canções são a base do projeto “Ou Sim… poesia, música e outras esquinas”, que se apresenta no Musicamamm desta quinta, 22, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

O grupo se apropria de uma longa lista de referências para criar um trabalho autoral. Nesta lista constam movimentos como: tropicalismo, o pós-tropicalismo, o Clube da Esquina, a poesia marginal, a literatura beat, a literatura modernista brasileira, o rock internacional dos anos 60 e 70 e a vanguarda paulista dos anos 80, além do movimento punk. A mistura resulta num espetáculo no qual a literatura e a música servem de estímulo para novas pesquisas estéticas e existenciais.

Outra característica do “Ou sim” é performance cênica e visual, fruto da integração entre a poesia lida e falada. “A cada evento novas intervenções são criadas a partir dessa mistura, o que torna cada apresentação única e diferente”, afirma um do seus integrantes, o professor da  Faculdade Letras da UFJF, André Monteiro.

O repertório do espetáculo conta com as canções “Carlos” e “Quadrilha”, ambas baseadas na obra e trajetória do modernista mineiro Carlos Drummond de Andrade, além de “Olho da Janela”, que é inspirada em um poema homônimo de Murilo Mendes.

Além de André Monteiro, o “Ou sim” é formado por  Bruno Tuler, Edson Leão, Edwald Winand, Stephan Rangel, Valéria Leão, Nathalia Guimarães e Rene Eberle Rocha.