Laboratório do Mamm serve de modelo para projeto da Casa de Rui Barbosa

Edmar Gonçalves da Casa de Rui Barbosa conhece o laboratório do Mamm

Na última semana de atividades do ano( 15 a 20) o Museu de Arte Murilo Mendes recebeu a visita técnica do docente da Fiocruz e chefe do setor de preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa, Edmar Moraes Gonçalves. A razão da visita é a avaliação do laboratório de conservação e restauro do Mamm como modelo para a restruturação do departamento equivalente na Casa Rui.

De acordo com Gonçalves,  o que mais chama atenção do laboratório é a qualidade técnica dos equipamentos e sua organização sequencial que facilita e aumenta a eficiência do processo de recuperação de obras em suporte de papel. No caso de Mamm, o laboratório existe para a manutenção do acervo bibliográfico e do acervo de artes visuais do poeta Murilo Mendes.

“É muito interessante saber que o Museu Murilo Mendes possui um laboratório desse porte.É uma referência, sem dúvida. O trabalho de restauro é fundamental para a manutenção de documentos de valor histórico e artístico. Por esse motivo quanto melhor os meios e técnicas de conservação e restauro maiores as chances de nossa memória se manter preservada”, afirma Gonçalves.

Para o responsável do laboratório, o restaurador Aloísio Nunes, “a realização da visita técnica é motivo de muito orgulho para UFJF, na medida em que reflete o reconhecimento técnico-científico do trabalho executado pelo Laboratório de conservação e restauração em papel do Mamm ao longo dos últimos dez anos pela Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição nacional de vasta atuação no campo da preservação do patrimônio cultural.”

Não é a primeira vez que Mamm recebe visitas deste tipo. No último mês de novembro representantes da Biblioteca Central de Viçosa vieram até o Laboratório como intuito de aprender a metodologia de trabalho do setor como referência.