Mostra revela relações entre homem, espaço e tempo em campos de várzea

Série Contracampo

Fotos digitais de satélites de geo-referenciamento, imagens que retratam o mesmo lugar em tempos diferentes e fotografias analógicas de campos de várzea são o foco das obras da mostra Contracampo, do artista Fernando Ancil, em exposição no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) no período de 14 de março a 4 de maio.

Composta por 30 peças, a exposição reúne três séries diferentes do artista: “Contracampo”, ”Geometrias Orgânicas” e “Anotações sobre espaço e tempo”.  Em comum, os três recortes apresentam  campos de futebol de várzea espalhados por Minas Gerais, no entanto, o esporte mais popular do país não é o mote dos trabalhos. De acordo com Ancil, “os recortes tratam das relações entre homem, espaço e tempo. Da ocupação pelo homem sobre o meio, da construção de um espaço de uso comum, demarcado por linhas e traves, ao uso novo imposto pelo crescimento urbano.”

Os recortes

Enquanto que em “Geometrias Orgânicas” o público pode ver  uma coleção de fotografias aéreas que revelam o uso e a ocupação territorial no entorno de diversos  campos de futebol amador,  em “Anotações sobre espaço e tempo”  é possível  acompanhar as mudanças no cenário de um mesmo campo de futebol em épocas diferentes, através de programas de georeferenciamento.

Por sua vez,  Contracampo permite observar os locais sob a perspectiva das  traves que delimitam e enquadram o objeto captado pelas câmeras. Segundo Ancil, através dos diferentes pontos de vista, “o efeito obtido é de um panorama externo, um ‘extracampo’, que, em alguns casos, permite a análise do uso, da ocupação, e da construção de relações entre homem e natureza.

Processo Criativo

Embora não haja nenhum tipo de intervenção digital nas obras, o artista não deixou a tecnologia de lado na realização dos

Série Geometrias Orgânicas

trabalhos. Como parte do processo criativo, Ancil utilizou o Google Earth, ferramenta de imagens por satélite, para localizar os campos de várzea nas cidades que visitaria. Ao todo, o processo de “busca, apreensão e captação” durou quatro anos e, em alguns lugares, o artista  chegou a passar  40 dias para encontrar a composição perfeita para fotografar.

“Essas imagens utilizadas como ferramenta de pesquisa (as de satélite) se revelaram potencialmente ‘prontas’ como fotografias a serem utilizadas. A visão de cima mostra coisas diferentes nos trabalhos. O ‘Geometrias orgânicas’ revela o formato das linhas desses campos e a topografia do terreno. Dessa escrita surge o  “Anotações  que destaca o aspecto dinâmico dos espaços. Colocamos duas imagens, de um mesmo campo, separadas por dez anos. Nesse caso o recorte espacial é mais amplo e denota o crescimento das habitações no entorno, e o  “Contracampo” revela o espaço in loco ”, explica  .

Conheça mais trabalho de Fernando Ancil aqui

Exposição “Contracampo”

Período: de 14 de março a 4 de maio

Local: Rua Benjamin Constant, 790 – Centro  – Museu de Arte Murilo Mendes

Visitação:  de terça a sexta, das 9h às 18h.

sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h

Entrada Franca