Exposição no MAMM celebra obra do artista belga e suas conexões com a Coleção Murilo Mendes
O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) apresenta a exposição Universos insólitos, figuras fantásticas: James Ensor e a Coleção Murilo Mendes. Em cartaz na galeria Retratos-Relâmpago, a mostra evidencia a obra de James Ensor, artista belga de grande relevância para a história da arte moderna, e destaca seu diálogo com a Coleção Murilo Mendes.
Exposição homenageia o artista Ismael Nery, grande amigo de Murilo Mendes
No ano marcado pelos 90 anos de falecimento do artista Ismael Nery, grande amigo de Murilo Mendes, o Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) apresenta a exposição Nery, para sempre Ismaelíssimo. Reunindo obras do artista que fazem parte da coleção de nosso patrono, a mostra apresenta textos de Mendes sobre Nery, além de livros e objetos do acervo do museu e críticas de Mário de Andrade e Paulo Sergio Duarte.
Exposição reúne documentos inéditos sobre o período em que o poeta viveu na Itália
Manuscritos literários, recortes de jornais, correspondências: documentos que remontam ao período em que Murilo Mendes viveu na Itália. Estes e outros arquivos estão reunidos na exposição Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio. A mostra é fruto da mais nova aquisição do Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM/UFJF) – um acervo inédito organizado pela historiadora da cultura, crítica literária e professora emérita na Universidade de Roma La Sapienza, Luciana Stegagno Picchio, gentilmente doado pelo filho da pesquisadora, Michelle Stegagno Picchio e por sua esposa Rita Desti.